Marsol
Maricultura Familiar Solidária

petrobras.png
MarSol
MarSol
MarSol
Imprimir

Notícias


UFBa recebe missão de universidade canadense

20/05/2008

Universidade Canadense de Victoria visita a Bahia para dar início às atividades do Projeto de Desenvolvimento de Comunidades Costeiras na Bahia e Pernambuco

leia mais...


Capacitação Twiki II

26/06/2008

Segunda etapa da capacitação Twiki em 03/07/08 às 13 horas.

leia mais...


CANOA MOTORIZADA "AVENTURA NO MAR" SERÁ ENTREGUE AOS MARICULTORES & MARICULTORAS DA COMUNIDADE DE BATATEIRA NESTE SÁBADO, DIA 29/11

28/11/2008

Os maricultores e maricultoras da comunidade de Batateira, integrantes do Projeto MarSol? , patrocinado pela Petrobrás, receberão e batizarão a canoa motorizada disponibilizada pelo projeto para acompanhamento dos cultivos e comercialização das ostras nativas produzidas. "Aventura no Mar" foi o nome de batismo escolhido pelos integrantes. Confira fotos da canoa e folder do evento.

leia mais...


EQUIPE DO PROJETO MARSOL, MEMBRO DA ONG WFT & MARISQUEIRAS DO BAIXO SUL REALIZAM VIAGEM Ä SANTA CATARINA E SÃO PAULO

28/11/2008

Grupo de técnicos do Projeto MarSol? e Gente da Maré e maricultoras das comunidades de Taperoá e Batateira no Baixo Sul Baiano, realizam viagem para Florianópolis e Cananéia (SP) com o objetivo de conhecer elementos da cadeia de valor da ostra, e demais mariscos, bem como da estrutura comercial de rede de produtores (APL), diversificação de formatos organizacionais (coorperativas, associações, empresas) e aspectos histórico-institucionais de parcerias entre Estado e produtores, ampliando as bases de conhecimento sobre possibilidades e limites da cadeia de valor da ostra para delinear um plano de mercado da rede familiar solidária de produtores do Baixo Sul Baiano.

leia mais...


AGRADECIMENTO PÚBLICO ÀS INSTITUIÇÕES

19/12/2008

O Programa Maricultura Familiar Solidária (MARSOL-UFBA) agradece a colaboração, receptividade e disponibilidade de instituições parceiras na realização de visita técnica e institucional dos Projetos Gente da Maré (CIDA/SEAP-PR) e MarSol? aos estados de Santa Catarina e São Paulo. A equipe técnica de viagem, composta por coordenadoras, maricultoras e consultor (WFT), contou com assessoria especial de Guilherme Rupp (EPAGRI) e foi atendida de forma atenciosa pelas seguintes instituições: Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI); Laboratório de Moluscos Marinhos da Universidade Federal de Santa Catarina; Empresas - Ostra Viva e Ostravagante; Cooperativas - Cooperilha e Cooperostra; Associações - de Mulheres Maricultoras e Ambientalistas da Ilha (AMAQUAI) e de Moradores Remanescentes de Quilombo da Reserva Extrativista do Mandira.

A troca de conhecimentos e experiências com tais instituições possibilitou um melhor delineamento de oportunidades e revisão de cursos de ação para potencializar o fortalecimento da rede solidária de produção e comercialização de ostra cultivadas no Baixo Sul Baiano, fomentada pelo Programa MarSol? .

leia mais...


Lançamento de Boletim Informativo Nº 2

10/02/2009

Mais um produto de informação e divulgação do Programa Marsol foi lançado no início de 2009 em formato de Boletim Informativo.

leia mais...


Programa Marsol seleciona Residentes Sociais (bolsistas)

18/02/2009

A Universidade Federal da Bahia - UFBA, através do Programa Marsol, seleciona 02 (dois) estudantes de graduação dos cursos de Letras, História e/ou Ciências Sociais que possuam interesse em desenvolver trabalhos sobre as temáticas de relações de gênero e comunidades quilombolas e que, preferencialmente, tenham experiência nestas áreas, atuando como Residente Social (bolsista de extensão) em comunidades artesanais de pescadores na região do Baixo Sul da Bahia.

PROJETO: Beiradeiras da Maré - maricultura familiar solidária de grupos produtivos femininos e quilombolas na região do Baixo Sul baiano – Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)

leia mais...


OFICINA SOBRE MANUSEIO DE EMBARCAÇÃO & REGRAS DE NAVEGAÇÃO

13/03/2009

O Programa Marsol realiza nos próximos dias 14 e 15/03, em Batateira, a Oficina sobre Manuseio de Embarcação e Regras de Navegação.

leia mais...


Capacitação em Twiki

05/06/2008

Nesta 5a feira, dia 05 de Junho, a equipe do Marsol está realizando uma capacitação em Twiki, com Valessio, da Colivre. A equipe está aprendendo a usar essa ferramenta para compartilhar a produção de conhecimentos.

leia mais...


PROJETO MARSOL REALIZA OFICINA SOBRE MARICULTURA

13/07/2008

Ocorrerá nos dias 02 e 03 do mês de agosto, na casa sede do Projeto Marsol em Taperoá -BA, oficina sobre maricultura e cultivo de ostras. O objetivo central é disseminar e trocar conhecimentos acerca do cultivo e manejo de ostras possibilitando a instrumentalização técnica dos agentes diretos (maricultores) das comunidades de Taperoá, Galeão, Barra dos Carvalhos e Batateira.

leia mais...


Reunião Geral de Avaliação – julho/2008

06/08/2008

Acontece na próxima sexta (08/08) às 13 horas, no Salão Nobre do Instituto de Biologia da UFBa, a Reunião Geral de Avaliação do mês de julho de 2008.


leia mais...


PROJETO MARSOL REALIZA OFICINA SOBRE ECONOMIA SOLIDÁRIA

03/09/2008

Ocorrerá nos dias 27 e 28 do mês de setemebro, na comunidade do Galeão, Cairu-Ba, oficina sobre economia solidária. O objetivo central é disseminar e trocar conhecimentos acerca do conceito de economia solidária e suas possibilidades de manifestação na economia popular local relacionada ao cultivo e manejo de ostras.

leia mais...


Reunião Geral de Avaliação

30/09/2008

Acontece na próxima sexta (03/10) às 13 horas, na Sala de Congragação do Instituto de Biologia da UFBa, a Reunião Geral de Avaliação do mês de agosto de 2008.

leia mais...


PROJETO MARSOL ENTREGA CANOA MOTORIZADA ÀS PRODUTORAS DA COMUNIDADE DE GALEÃO

24/11/2008

Membros da equipe técnica do projeto MarSol? e grupo de maricultores local participaram de evento de entrega e batismo de canoa motorizada no dia 21 de novembro. Confira folder com programação do evento e fotos na seção Mídia do site.

leia mais...


PARTICIPAÇÃO DO MARSOL NO SEMINÁRIO INTERATIVO DA UFBA

26/11/2008

O Projeto Marsol, patrocinado pela Petrobras, participou do Seminário Interativo da UFBa realizado nos dias 12 e 13 de novembro.

leia mais...


26/11/2008

leia mais...


Copyright © 2008 Grupo MarSol Todos os direitos reservados.