Conversão Digital de Documentos Especiais
A pesquisa “A conversão digital de documentos especiais de acervos públicos e a consciência informacional: Aspectos técnicos e teóricos no âmbito da Ciência da Informação” foi realizada de agosto de 2005 a julho de 2007. A primeira vez que apresentaremos os resultados finais da pesquisa será durante o “International Course Safeguarding Sound and Images Colecttions” (SOIMA 2007), em agosto de 2007, nas dependências do Arquivo Nacional do Brasil e com a presença de especialistas de vários países. Nosso objetivo foi identificar instituições públicas federais, estaduais e municipais localizadas na cidade de Salvador, Bahia, depositárias de documentação especial (materiais sonoros, fotográficos e audiovisuais), visando a analisar reflexos sociais/institucionais da eventual adoção de tecnologias de digitalização. Coletamos dados sobre as instituições, as coleções e sobre seus usuários.
Entendemos que esta documentação constitui parte do patrimônio permanente que configura nossa memória social e identidade cultural. Identificamos um total de 218 instituições localizadas na cidade (109 federais, 65 estaduais e 42 municipais). Entre as instituições federais, 44 possuem documentos especiais. Com relação às instituições estaduais e municipais apenas 13 devolveram os questionários preenchidos, mas pudemos constatar que 30 estaduais e 08 municipais possuem documentos especiais. Apenas 01 instituição federal, 01 estadual e 01 municipal desenvolveram projeto de digitalização de seus acervos. Coletamos dados referentes a um total de 86 consulentes destas coleções. Verificou-se a necessidade de tratamento especial, prévio à digitalização, para essas coleções.Constatamos que as instituições investigadas não fazem uso de procedimentos adequados para a seleção de documentos para digitalização, e que há um enorme desconhecimento por parte dos esponsáveis pelos acervos com relação aos gêneros documentais existentes no acervo da própria instituição.
Nosso maior desafio, como docente pesquisador, está em obter e compartilhar dados que possam contribuir para a modificação de ações dirigidas a estes acervos; treinamentos de estudantes de graduação em Arquivologia e realização de seminários sobre preservação para estudantes de mestrado em Ciência da Informação.
Resultados da pesquisa
Afim de facilitar a análise dos dados, os resultados estão representados graficamente. Vale ressaltar que esses dados correspondem às investigações realizadas em instituições Municipais, Estaduais e Federais em Salvador, que são depositárias de documentação especial (audiovisual, fotográfica e sonora), portanto, as questões foram destinadas aos responsáveis pelos acervos dessas respectivas instituições.
Esfera Municipal
Esfera Estadual
Esfera Federal
Equipe envolvida no projeto
Autoria e Orientação:
Rubens R.G. da Silva - (Líder)
Bolsistas:
Adelmária Ione dos Santos - (PIBIC/UFBA/FAPESB)
Lívia Ferreira Tosta - (PIBIC/UFBA/CNPq)
Apoio Técnico:
Aurora Leonor Freixo - (Mestre)
Inacio Szabo - (Mestrando)
Lucas Andrade Souza Serra - (Graduando)
Topic revision: r9 - 15 May 2009 - 18:07:35 -
RubensSilva?